Guia para mídias sociais 2022 – Galeras
Guia para mídias sociais 2022

Guia para mídias sociais 2022

As mídias sociais vieram para ficar. Mesmo que você não tenha acompanhado todo o processo de mudança e consolidação desse novo canal, é importe que busque entender cada vez mais sobre essa ferramenta.

Por onde e como começar?


Se você está lendo esse texto, é um bom indicativo de que está iniciando da maneira correta, buscando conteúdos relevantes e querendo aprender sobre o tema.

Caso ainda tenha dúvida sobre a relevância das plataformas sociais, preste atenção no número a seguir. Atualmente, existem mais de 3 bilhões de usuários ativos em redes sociais. Esse número tende a crescer cada vez mais com a ampliação do fornecimento de banda larga pelo mundo e o surgimento de novos aplicativos e plataformas.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers, 77% dos brasileiros são influenciados, em alguma medida, a comprar produtos através das redes sociais.

Está mais confiante que esse é o caminho certo? Não tem jeito, hoje, é impossível imaginar o mundo e as relações humanas sem essas ferramentas.

Contudo, com a enorme variedade de plataformas (Facebook, Instagram, LinkedIn…), como saber a escolha certa para o seu negócio? Bom, nesse caso, temos que dar um passo atrás e nos perguntarmos, qual o meu público?


Conheça o seu público


Para saber onde focar seus esforços e sua presença digital, é fundamental conhecer o perfil do seu público e os seus interesses. Qual a idade do seu público? Como eles utilizam as redes? Quais formatos de conteúdo são mais consumidos?

Se o seu negócio trabalha em um modelo B2B (De empresa para empresa.), o LinkedIn pode ser uma ótima plataforma para você divulgar os diferenciais da sua empresa para as pessoas certas e com cargos decisórios relevantes para receber a informação que você quer passar.

Por fim, vale analisar seus principais concorrentes e novos entrantes. Eles estão presentes em quais plataformas? Qual tipo de conteúdo produzido e a periodicidade? Não assuma nada como verdade. Tenha senso crítico para observar, aprender e adaptar os ensinamentos para a sua realidade.

No final, muitas das plataformas são complementares e podem ser usadas juntas em uma estratégia robusta para redes sociais. Basta dar a devida relevância e produzir um conteúdo adaptado para cada uma delas.


Produção de conteúdo e monitoramento


Um profissional qualificado, realiza a produção de conteúdo orientada a testes e resultado. Montar um calendário editorial é um bom começo. Para isso, você deve priorizar algumas coisas:


  1. Não adianta produzir o melhor conteúdo do mundo se você não tem constância. Você será esquecido e despriorizado pelo algoritmo da maioria das plataformas. Defina um calendário e siga o plano.
  2. Foco em conteúdo relevante para os seus seguidores. Datas comemorativas e postagens mais superficiais são legais e ajudam a compor o calendário editorial, mas elas não devem ser o único tipo de conteúdo. Entregue valor em suas postagens e ajuda a resolver as dores dos seus clientes. Eles irão lhe agradecer por isso.
  3. Esqueça as métricas de vaidade e foque em engajamento! Ter muitos seguidores é sinal de sucesso, certo? Antes de responder a essa pergunta, devemos nos questionar. Qual o engajamento desse perfil? As pessoas que seguem, interagem com a marca e são ativas? Número de seguidores é sim uma métrica importante, mas deve fazer parte de uma análise mais complexa. Com o exemplo a seguir, fica fácil de entender.

O que você prefere, mil seguidores, sendo que 2% deles de fato realizam compras e interagem com a sua marca, ou seja, realizar 20 vendas, ou 500 seguidores extremamente ativos com uma taxa de 5%, ou seja, 25 vendas?

Se você já conhece o seu público, estudou as redes e tem uma estratégia de conteúdo definida, é só agendar as postagens por um ano e ficar livre durante esse tempo, certo? Errado!

Agora, começa a segunda fase. É necessário criar conexões com os usuários, responder as menções e os comentários de forma individualizada. Se você definir a estratégia da forma correta e engajar com o seu público, estará um passo a frente da maioria dos seus concorrentes e o crescimento acontecerá de forma natural.


Por que contratar um profissional para gerir suas mídias sociais?


Para quem não é do mercado de comunicação, é fácil olhar para suas as mídias sociais de forma simplista e superficial. “Vou deixar com o meu sobrinho, ele sabe tocar essas coisas de computador.” ou “Para que pagar alguém para fazer isso? Eu mesmo faço!”

A verdade é que existe uma grande diferença entre gerir um perfil privado e a conta do seu negócio. É fácil confundir a sua personalidade com a da marca e acabar postando coisas que não necessariamente dialogam com seu negócio. Ou ainda pior, criar uma personalidade que não conversa nem com as suas ideias, nem os valores da sua marca. Aí é um desastre completo! O resultado é simples: perda de tempo.

Um profissional qualificado vai entender seus objetivos, as características do seu público-alvo e focar na produção de conteúdo qualificado. Claro, sempre validando os resultados de cada ação e vendo o que está dando certo e o que pode ser descartado. O fluxo desse serviço contempla: geração de conteúdo, coleta de resultados, análise e otimização.

Conclusão


Relembrando os principais pontos:


  • Estude as diversas plataformas disponíveis
  • Conheça a sua persona (Perfil do seu cliente)
  • Crie um cronograma editorial de conteúdo
  • Produza conteúdo relevante e de forma constante
  • Foco na taxa de engajamento e em métricas relevantes
  • Monitore seus seguidores e seus redes

Lembrando, é sempre bom poder contar com profissionais que irão lhe orientar nessa jornada. Isso ajudará a evitar problemas com a fase de aprendizado e fará com que você comece a sua presença digital da forma correta.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.