Marketing digital e estratégias para se aproximar do cliente
Criar uma conexão com o consumidor é, atualmente, um dos fatores que resultam em maior reconhecimento e sucesso para as marcas.
Isso porque as pessoas não querem mais comprar de qualquer lugar: elas querem consumir produtos e serviços de empresas e marcas com as quais elas se identificam de verdade.
Essa é a era da conexão: e quem não entender isso definitivamente vai ficar para trás.
É claro que conquistar e fidelizar um cliente é algo que envolve inúmeros fatores, passando também pelo esforço, tempo e sucessivas experiências que deram certo. No entanto, se não houver identificação, as chances de que esse cliente permaneça são falhas.
Mas como essa identificação acontece?
Das mais diversas maneiras. Seu público pode se conectar pela forma como você se comunica. Pelos propósitos da sua marca. Pela forma como a empresa é conduzida (valores verdes, sustentabilidade, reutilização de materiais), por políticas que adota e por aí vai.
Mas uma coisa é certa – a comunicação que você utiliza, especialmente no campo do digital, é palavra-chave na hora de fazer com que essa conexão aconteça.
Pensando nisso, separamos 4 estratégias de marketing digital para que a sua empresa melhore o próprio posicionamento neste cenário e, consequentemente, passe a se aproximar de forma mais convincente de seus clientes e personas.
Vamos conferir?
1. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é, sem sombra de dúvidas, uma ferramenta essencial para aproximação de marca e cliente.
Isso porque é por meio dele que se torna possível identificar a melhor forma de comunicar uma mensagem, usando a linguagem esperada pelo cliente para transmitir aquilo que você deseja. Tudo isso de uma maneira natural, espontânea. É exatamente com isso que o cliente se identifica.
O que pode influenciar a maneira de comunicar com o cliente?
Muitas coisas. O gênero do cliente, sua faixa etária, classe social que pertence, seus interesses, seu nível de escolaridade.
Não à toa, todas essas características devem ser levadas em consideração previamente em uma estratégia de marketing digital que tenha como base o marketing de conteúdo, lembrando que ele é a base para a criação de estratégias para os mais diversos formatos e materiais, tais como site, blog, redes sociais, podcast e muitos outros.
Uma loja de artigos para pet, por exemplo, pode utilizar uma linguagem muito mais emocional para convencê-lo de que seu cachorro merece uma caminha nova. Já um escritório de advocacia precisa utilizar uma estratégia de conteúdo completamente diferente, utilizando linguagem robusta e formal para que demonstre autoridade. Entende agora a importância?
2. Mídias Sociais
As redes sociais também fazem parte do leque de estratégias de marketing digital responsáveis pela aproximação com o cliente.
Para início de conversa, já vamos fazer um adendo importante: estar presente não é o suficiente. Afinal… quem não é visto, cai facinho no esquecimento e, em um cenário digital tão repleto de opções, também é facilmente substituído.
É preciso comunicar-se, interagir e, principalmente, fazer isso de uma forma adequada para gerar conexão com o público final.
Em dúvida sobre o que postar?
Às vezes o bloqueio criativo vem e você não tem nada para postar? Não espere ter algo importante para comunicar, simplesmente esteja lá. Você pode, por exemplo:
- Apresentar os bastidores;
- Mostrar o dia a dia da empresa (equipe trabalhando, por exemplo);
- Revelar o processo criativo por trás das câmeras;
- Contar um pouco sobre os processos internos ou externos da empresa;
- Histórias e curiosidades sobre os produtos ou serviços .
Esses são apenas alguns exemplos de como você pode fazer com que o seu cliente se conecte com você. Afinal, é muito mais interessante comprar de uma marca que você sabe como trabalha, que você conhece os funcionários; ou ainda ter em mãos um produto que você sabe como nasceu, ou com uma história tão interessante.
Se coloque no lugar do cliente e veja a magia acontecer!
Ah, e por último, mas não menos importante quando falamos em identificação do cliente com a marca: atualmente os clientes também estão cobrando muito o posicionamento das mesmas acerca de questões globais, de políticas públicas (como saúde, por exemplo), sustentabilidade, responsabilidade com o meio ambiente e assim por diante. As redes sociais podem ser canais muito adequados para mostrar as atitudes positivas da sua marca e, consequentemente, gerar conexão por meio disso.
3. Relacionamento digital
Quando falamos em estratégia de marketing digital para aumentar a aproximação com o cliente, é claro que relacionamento digital não poderia faltar.
Relacionamento digital é um modelo de estratégia?
É isso mesmo!
A estratégia inclusive é essencial para geração de interação entre o consumidor e a marca, facilitando a aproximação por meio de atendimento ágil e personificado. É a sua marca demostrando comprometimento, responsabilidade e preocupação com as dúvidas, necessidades, curiosidades e questionamentos de seus clientes.
Assim, podemos resumir que o relacionamento digital basicamente atua na solução de problemas e oferta de soluções, contribuindo ainda para retenção e consequente fidelização de clientes.
Como aplicá-la?
Essa estratégia de marketing digital pode ser aplicada em blogs, redes sociais, e-mail marketing e assim por diante. Ações que continuam no cenário off-line, como por meio da entrega de brindes ou mimos, por exemplo, também são interessantes na construção desse relacionamento.
4. E-mail marketing
Por fim, mas não menos importante: a estratégia que desde os primórdios da internet é indispensável quando pensamos em aproximação com o cliente.
A razão você já deve imaginar: o e-mail é uma ferramenta utilizada pela grande maioria dos usuários de internet, que checam a caixa de entrada cotidianamente em busca de novidades, retornos, promoções e outros. A estratégia é simples e extremamente eficaz para aproximar, uma vez que gera contatos frequentes com pessoas que escolheram estar ali.
Mas atenção: para aplicar o e-mail marketing como estratégia de marketing digital que resulte em aproximação com o cliente é fundamental fazer isso de forma responsável, criando listas diferentes de e-mails considerando os variados públicos.
Se você vende produtos e/ou serviços essencialmente masculinos e outros femininos, por exemplo, a divisão já deve começar por aí.