4 métricas essenciais para avaliar o design de landing pages – Galeras
4 métricas essenciais para avaliar o design de landing pages

4 métricas essenciais para avaliar o design de landing pages

Sua landing page está no ar! Mas… será que o design está mesmo ajudando a página a cumprir as metas a qual se propõe?

Como você pode saber que tipo de impacto o design da sua landing page tem sobre as pessoas? Bem, a solução é pegar o seu Google Analytics e olhar as métricas!

Muitas pessoas não sabem, mas não adianta nem mesmo ter uma landing page se você não sabe como medir o desempenho do design delas. Quais métricas, então, são as mais importantes para se avaliar o design de uma landing page?

A mais importante a ser rastreada é a taxa de conversão. Vamos analisar os fundamentos da taxa de conversão e as perguntas mais frequentes.


O que é uma landing page?

Uma landing page é uma página da web dedicada em seu site que visa um público específico, oferece a eles uma oferta específica e captura suas informações por meio de um formulário de lead.

É comum criar landing pages em apoio a uma campanha ou canal de marketing específico. Por exemplo, você pode ter um e-book que deseja promover. Você criaria várias landing pages para gerar downloads desse e-book, com cada página direcionada a um público diferente.


O que é uma taxa de conversão?

A taxa de conversão é a porcentagem de usuários que realizam a ação desejada em sua landing page. As ações desejadas podem incluir:

  • Comprar um produto;
  • Inscrever-se em uma lista;
  • Clicar em um link.

Por que devo me preocupar com as taxas de conversão?

Acompanhar a taxa de conversão de uma landing page ajuda a entender:

  1. Se uma landing page tem um bom desempenho;
  2. Quais partes de sua landing page podem precisar ser melhoradas;
  3. Se vale a pena gastar tempo (e dinheiro) para continuar usando a página;

A taxa de conversão é a métrica da sua landing page que solicita que você pergunte o que funciona nesta página e o que não funciona. A taxa de conversão ajuda você a aprender sobre:

  • O que leva as pessoas a uma página;
  • Como as pessoas se movem em seu site;
  • Que ações elas tomam;
  • O que as impede de concluir uma ação;

Qual é a taxa média de conversão de uma landing page e como se faz para calcular?

taxa média de conversão de uma landing page é de aproximadamente 2,35%. 25% dos principais sites na internet convertem 5,31% ou mais, e 10% dos principais sites convertem de 11,45% a acima.

Essa é uma boa taxa de conversão? Bem, “bom” é meio relativo, porque as taxas de conversão variam com base na ação pretendida na landing page e alguns setores têm taxas de conversão mais baixas do que outros.

As taxas de conversão de uma landing page mudam com base na origem do tráfego (anúncios, campanhas de e-mail, anúncios sociais, etc) e a maioria das empresas não torna públicos seus dados de conversão (portanto, a média é distorcida).

Você pode usar esses benchmarks como metas, mas provavelmente será muito fácil superar a taxa média de conversão de landing pages (isso porque existem muitas landing pages ruins por aí).

Em vez disso, espelhe-se nos principais sites da internet que têm taxas de 5,31% a 11,45%. Aprenda com ótimas landing pages e se esforce para tornar a sua uma delas.

É importante considerar estatísticas como essas com cautela, porque é difícil generalizar sobre as taxas de conversão. Por exemplo, uma landing page de teste gratuito naturalmente terá uma taxa de conversão mais alta do que um produto pago ou assinatura.

Estatísticas como essas podem ser úteis para uma ideia geral do que é bom e uma maneira de ver quais tipos de coisas funcionam nos tipos de landing pages que você pode experimentar, mas não existe uma taxa de conversão boa definitiva.

Diferentes finalidades de landing page e diversos setores mostrarão diferentes taxas de conversão, mas isso não torna a taxa necessariamente ruim.

Uma coisa a se ter em mente é que as métricas de landing pages são diretamente afetadas pelo tipo de visitante que você está atraindo.

Se você não estiver segmentando com eficácia, não importa o quão boa seja a página, sua conversão e taxa de rejeição serão afetadas.

Em relação à forma de se calcular a taxa de conversão, é só dividir o número de conversões concluídas (ações) pelo número total de visitantes e, em seguida, multiplicar o resultado por 100 para obter uma porcentagem.

Quem diria que a matemática pode ser simples? A conversão é o objetivo de quase todas as landing pages. É por isso que é a métrica mais importante (de acordo com fontes confiáveis).


Como analisar o design de uma landing page: 4 outras métricas essenciais

Se a taxa de conversão for o prato principal (como a métrica mais importante), essas 4 outras métricas são os acompanhamentos.

Uma grande taxa de conversão não aparece do nada. Você pode usar 4 outras métricas para entender o que está acontecendo em sua landing page – e otimizar para melhorar o design da página e a sua taxa de conversão.

As outras 4 métricas da página de destino são:

  • Taxa de rejeição;
  • Visualizações de página;
  • Tempo gasto na página;
  • Sessões por fonte.

Você quer ver todos esses dados em um lugar organizado? Você pode criar um gráfico de visualização de dados personalizado com ferramentas disponíveis na internet.


1. Taxa de rejeição

O Google Analytics define a taxa de rejeição como o número de “sessões de página única dividido pelo número total de sessões”. Em linguagem humana, é a porcentagem de todos os usuários que saem depois de visualizar uma única página.

Uma taxa de rejeição baixa geralmente é melhor do que uma taxa de rejeição alta. Você pode encontrar a taxa de rejeição das landing pages ao alterar a dimensão primária para “landing page” no canto superior esquerdo.

O Google Analytics calcula a taxa de rejeição como a porcentagem de sessões / (visitas) em que ocorre apenas uma interação. O Google mede isso no momento da primeira chegada de um visitante, e se não houver uma segunda interação em 30 minutos – conta como “um salto”.


2. Visualizações de página

As visualizações de página informam quantas vezes sua página de destino foi visualizada. As visualizações de página podem dar uma ideia de quantas pessoas acessam sua página de destino.

As visualizações de página não são o objetivo – os clientes são o objetivo. Mas observar as visualizações de página pode ajudar você a entender por que as pessoas não estão se tornando suas clientes.

O Google Analytics não pode dizer por que há picos em dias diferentes, mas quando as visualizações de página aumentam, é um bom momento para olhar outras campanhas de marketing (e-mail, mídia social, PPC, etc) para ver o que pode causar aumentos.


3. Tempo gasto na página

O tempo gasto em uma landing page pode ser uma métrica útil para monitorar, mas é importante observar que você deve considerá-la com cautela. O tipo de landing page que você possui pode afetar o tempo que as pessoas permanecem nela.

Um tempo mais longo (ou mais curto) na página não indica necessariamente que é uma landing page boa ou ruim. No entanto, você ainda pode usá-la para decidir se alterações precisam ser feitas.

Digamos que você tenha uma landing page educacional para explicar um recurso. Se os visitantes passam um curto período de tempo em sua página, isso pode significar que algo está confuso ou que não há informações relevantes suficientes lá.

No entanto, o tempo em uma página tem uma ressalva. Como o Google registra uma interação como rejeição se houver menos de 2 interações em 30 minutos, isso significa que o tempo gasto na página não será registrado se for chamado de rejeição.


4. Usuários por fonte

De onde vem o tráfego da sua landing page? Uma fonte leva a um tráfego de maior conversão do que outra? A métrica de usuários por origem informa de quais canais vem todo o seu tráfego.

Não é suficiente apenas saber que você obtém tráfego, é importante saber de onde ele vem. Por quê? Essa métrica da landing page pode informar quais fontes de tráfego precisam ser melhoradas e se você precisa alterar algo na sua estratégia de conteúdo.

Se o tráfego de seus anúncios pagos está alto, mas você não consegue nem ver o tráfego de pesquisa orgânica com um microscópio, pode ser hora de dar uma segunda olhada em sua página.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.